sábado, 19 de abril de 2008

Museu da Imprensa Brasileira


Inaugurado em 2002, o museu funciona na sede da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro. São encontrados cerca de 3 mil exemplares de jornais diários de todo o país, revistas, livros e equipamentos como: máquinas tipográficas, telex, linotipo, composers, antigas máquinas de escrever e uma réplica de um prelo utilizado durante o século XV. O museu também abriga documentos importantíssimos que retratam os momentos e a evolução da imprensa brasileira.

O Museu da imprensa Brasileira fica na Rua Marques de Olinda, n° 29, Centro de Niterói. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 10 às 17h. Informações (21) 2620-1122, ramal 211.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Preservar para manter as características

O Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural(DEPAC), em conjunto com à Secretaria Municipal e Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural (CMPC), protegem os bens preservados e tombados, que são os conjuntos arquitetônicos que configuram o estilo arquitetônico urbano do passado da cidade.

Esta tentativa de preservar o patrimônio cultural da cidade veio através dos anos arquitetado pelo Plano Diretor da cidade que criou a APA-US, Áreas de Preservação do Ambiente Urbano, que abrange os bairros Centro, Ponta D´Areia, Gragoatá, São Domingos e Boa Viagem.

A preservação do patrimônio da cidade de Niterói é de muita importância, já que nos últimos anos o município tem se "verticalizado" cada vez mais com o aumento da construção de prédios por toda cidade mudando assim a paisagem, que vem cada vez mais perdendo a característica calma e parecendo uma Copacabana, devido a grande quantidade de prédios e movimento.

A melhor alternativa é a preservação dos seus bens culturais para a não descaracterização da cidade.

A Farsa faz temporada em Niterói

Com direção de Luiz Arthur Nunes, o espetáculo é uma coletânea de quatro peças cômicas breves, assinadas por mestres da dramaturgia universal : Os Faladores, de Cervantes; O Urso, de Tchekhov; O Médico Saltador, de Molière; e Os Ciúmes de um Pedestre, de Martins Pena.

Em Os Faladores, o público verá as artimanhas em torno da volúpia verbal de dois impagáveis falastrões. O Urso fala sobre as desavenças e o enlace entre um rude fazendeiro e uma bela viúva. O Médico Saltador narra as peripécias de um criado que se faz passar por médico para promover a união do patrão com a sua amada. E por último, a comédia Os Ciúmes de um Pedestre mostra as artimanhas de um fogoso vizinho e de um jovem enamorado para enganar o terrível capitão-do-mato que, em suas andanças atrás de escravos fugidos, mantém trancafiadas a sete chaves, a segunda mulher e a filha.

Com um grande elenco, formado por nomes como Marcos Breda, Claudia Ohana, Bianca Byington, Luciana Braga, Mário Borges e Sérgio Marone, o espetáculo Farsa faz temporada, de 04 a 13 de abril (sexta a domingo) no Teatro Municipal de Niterói.

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 Centro Niterói Rio de Janeiro
CEP: 24020-120



Tel: (21) 2620-1624
Horários: sex e sáb 21h e dom 19h
Ingressos: R$ 40,00
Classificação Etária: 12 anos

2º Salão de Leitura de Niterói: pela democratização do livro

Mais de 45 mil visitantes participaram do 2º Salão da Leitura de Niterói, realizado do dia 27 de março a 01 de abril. O evento promovido bienalmente pela Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Educação de Niterói, no Caminho Niemeyer, teve este ano como foco à democratização do acesso ao livro. Grandes nomes como Ariano Suassuna, Elisa Lucinda, Evanildo Bechara, Antônio Olinto, André Trigueiro e Rodrigo Pimentel marcaram presença no evento.

Em uma tenda climatizada de 1.255 m² com 121 estandes, auditório e praça de alimentação, além do Teatro Popular Oscar Niemeyer, foram realizadas múltiplas atividades como encontros com autores, lançamentos de livros, feira literária, apresentações musicais e teatrais, sessões de cinema, conferências, palestras, mesas-redondas, exposições, contações de histórias, shows e debates.


A grande novidade foi a campanha contra a proliferação do mosquito da dengue.“Praguinhas” e folhetos explicativos sobre a doença foram distribuídos no evento. Um dos debates mais polêmicos aconteceu na mesa-redonda com tema "Realidade e ficção no romance policial brasileiro". Com a participação do ex-Capitão do Bope Rodrigo Pimentel, autor do livro "Elite da Tropa", que deu origem ao filme "Tropa de Elite.

terça-feira, 8 de abril de 2008

PROJETO LEGAL : "O CHORO É DE GRAÇA"

O Choro nas Barcas é mais um projeto legal da Prefeitura de Niterói: na hora mais movimentada, quando todo mundo está voltando do Rio depois do trabalho, um grupo de choro se apresenta na Praça Araribóia, perto da estação das barcas. Nesta sexta (18), às 18h, é a vez do ótimo grupo Nós no Choro, formado por Valter Silva (7 cordas), Ronaldinho (cavaquinho) e Netinho (pandeiro), apresentando um repertório de clássicos do gênero, além de composições próprias.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Exposição: "A Evolução do Rádio"


A sala Carlos Couto do Teatro Municipal de Niterói recebe a partir do dia 03 de abril, uma exposição que contará a história do rádio no período de 1908 a 1959. A mostra apresenta diversos modelos de rádios, como o Standart Eletric – Galena (Itália – 1908), além de gramofone (original de 1914), vitrola de corda (1919) e réplicas de microfones da Rádio Nacional. As peças fazem parte do acervo de Vitor Castro e ficarão expostas de terça as sextas, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h, com entrada franca.